Com um time reserva, mas preenchido com alguns titulares, como Cazares, Igor Rabello, além de nomes de peso, casos de Geuvânio e Luan, o Atlético-MG foi derrotado pelo Avaí, por 1 a 0, gol de Jonathan.
O time de Santa Catarina chegou aos 16 pontos, conseguiu sua primeira vitória em casa e deixou a lanterna do Brasileiro após ficar na última posição durante todo o primeiro turno. A Chapecoense assumiu o posto de pior time do campeonato no momento, com apenas 14 pontos. Foi a terceira vitória avaiana nos ultimos quatro jogos, deixando a lanterna, que ocupava desde a oitava rodada do Brasileiro.
O Galo estacionou nos 27 pontos, caindo para a 10ª posição, chegando à sexta derrota seguida no Brasileiro(Athletico-PR, Bahia, Corinthians, Botafogo, Internacional e Avaí) sendo a sétima nos últimos nove jogos, incluindo os duelos pela Copa Sul-Americana.
Foi uma noite de pouca inspiração de todo o time atleticano. Nem um meio de campo formado por dois nomes com fama de criadores, Cazares e Geuvânio, conseguiu abastecer o ataque. A defesa também não foi bem. Leonardo Silva não fez bom jogo, Guga dava muitos espaços pelo lado direito e Lucas Hernandez não aparecia em campo.
Rodrigo Santana tentou mudar o ritmo da equipe com as entradas de Maicon Bolt, Luan e Otero, que melhoraram um pouco o time. mas nada que mudasse para melhor o panorama do jogo a favor do alvinegro.
A pressão sobre os jogadores e o técnico Rodrigo Santana para vencer o Colón-ARG aumenta. A classificação à final da Copa Sul-Americana se torna cada vez mais a grande chance do Galo de conseguir algo relevante no ano. Uma queda para os argentinos poderá gerar uma crise no time alvinegro.
O Galo terá um compromisso pela Sul-Americana antes de voltar ao Brasileiro. O time alvinegro decidirá uma vaga na final da competição continental contra o Colón-ARG, na quinta-feira, 26 de setembro, às 21h30, no Mineirão. Pelo campeonato nacional, o Atlético terá o Ceará em casa, domingo, 29, às 19h, no Independência.
O Avaí, em sua saga para sair do Z4, joga na quinta-feira, 26, às 20h, diante do Grêmio, em Porto Alegre.