ALPB
Assembleia debate projetos de irrigação em comunidades rurais no Semiárido da Paraíba
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou Audiência Pública, neste domingo (20), em Boa Vista, Distrito de São José de Piranhas. Proposta pelo deputado Jeová Campos, a audiência teve como principal objetivo debater projetos de irrigação em vilas produtivas rurais da comunidade com as águas da transposição do rio São Francisco.
Durante o evento, que contou com a participação de representantes de várias instituições, a exemplo do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), foram discutidos ainda temas como sustentabilidade e modelos de energia a serem usados nas comunidades agrícolas.
“Não basta apenas que as águas cheguem ao Semiárido. É necessário que essas pessoas saibam o que fazer com o uso dessas águas: que energia usar, que cultura agrícola é mais viável. Como representante da Assembleia, fico muito feliz de presidir esse debate”, completou Jeová Campos.
O reitor do IFPB Cícero Nicácio destacou a importância da iniciativa da Assembleia Legislaltiva em propor o debate com as comunidades agrícolas. “O IFPB recebeu com muito orgulho o convite para participar, ao lado da Assembleia, dessas discussões tão relevantes. Colocaremos toda a nossa capacidade técnica à disposição dessas comunidades”, ressaltou.
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas, Damião Gomes, também destacou a iniciativa da Casa Epitácio Pessoa. “É um passo muito importante na preparação desse futuro concreto, que é a chegada das águas da transposição a São José de Piranhas. São comunidades muito organizadas, que recebem agora qualificação”, comentou.
Os projetos de irrigação serão implantados nas vilas produtivas rurais de Quixeramobim, jurema, Irapuá I e II, em São José de Piranhas; e Bartolomeu, Cajazeiras. Ao todo, serão contempladas 216 famílias.