Eleições
Pesquisas eleitorais mostram empate técnico entre Lula e Flávio após números da última semana
A uma semana para a votação do primeiro turno das eleições de 2026, as pesquisas mais recentes para presidente da República apontam para uma disputa acirrada entre Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT), com margens apertadas e incerteza a respeito de quem ficará à frente nos resultados das urnas na noite de 4 de outubro.
Os cenários estimulados de primeiro turno — quando os nomes são apresentados aos entrevistados — mostram que o atual presidente ainda goza de alguma vantagem, mas ela é apenas numérica.
Na prática, Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente dentro da margem de erro nas pesquisas Datafolha, Nexus/BTG Pactual, Quaest e Real Time Big Data, divulgadas na última semana.
A diferença entre os dois não passa de quatro pontos percentuais, com Lula chegando, no máximo, a 41% das intenções de voto, enquanto Flávio atinge 37%. Mesmo calculando os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, a distância para os 50% é significativa para os dois. Veja abaixo os cenários de primeiro turno:
Segundo Turno: – A menor distância foi registrada pela AtlasIntel, divulgada na quarta-feira, 23: Lula tem 47,7%, e Flávio, 47,4%. Na BTG/Nexus, o placar é de 46% a 45% para o presidente; na Quaest, de 42% a 41% para Flávio. A Real Time Big Data mostra Flávio com 45% e Lula com 44%. Já no Datafolha, divulgado na quinta-feira, 24, Lula marca 47%, contra 45% de Flávio.
Metodologia das pesquisas citadas
Datafolha 24/9/2026: O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas do dia 22 a 23 de setembro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pelo Grupo Globo de Comunicação e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00304/2026.
Real Time Big Data 24/9/2026: A Real Time Big Data entrevistou 2.000 pessoas do dia 19 até 23 de setembro de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04202/2026.
Quaest 21/9/2026: 2.004 entrevistados pela Quaest de 17 a 20 de setembro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Editora Globo e pela Globo Comunicação e Participações S.A. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BR-06004/2026.
Nexus/BTG Pactual 21/9/2026: A Nexus entrevistou 2.006 pessoas nos dias 18 a 20 de setembro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo Banco BTG Pactual e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00485/2026.
Fonte: Gazeta do Povo – Imagem criada utilizando o ChatGPT com fotos de Beto Barata/PL e Ricardo Stuckert/PR