O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vai ser o indicado do partido para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. A suplência da legenda vai ficar com o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).
Do Val é um dos parlamentares que atuou em prol da CPMI. Em suas redes sociais, ele afirma que possui documentos, vídeos e fotos que comprovariam a leniência do governo durante os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes.
De acordo com o senador, ele está apenas aguardando a CPMI começar para revelar tudo o que possui, principalmente acerca do ministro da Justiça, Flávio Dino.
Na terça-feira 9, durante uma sessão na Comissão de Segurança Pública, Do Val e Dino discutiram. O senador do Podemos havia dito que acessou um relatório da Abin que detalhava as manifestações do 8 de janeiro. Em seguida, Do Val apresentou um vídeo que mostrava Dino explicando como agiu para conter os vândalos do dia 8.
A gravação, segundo Do Val, comprovava as inúmeras contradições de Dino sobre suas ações no dia 8. “Tenho muitos documento que comprovam a presença de Dino na Praça dos Três Poderes. Vou apresentar na CPMI”, disse Do Val. “Espero que o senhor seja preso.” Em seguida, Dino debochou do parlamentar, dizendo que pertencia aos “Vingadores”.
“Se o senhor quiser podemos fazer um debate, mas não precisa ir em frente ao Ministério da Justiça. Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores”, disse o ministro.